VOU TE CONTAR

sobre mim

Minha história

Na minha trajetória, tem formação para todos os gostos e isso se deve ao fato de ser inquieta, curiosa e geminiana com ascendente também em gêmeos. Posso dizer que minha vênus é em gêmeos também? Pois é, curiosidade e comunicação são pontos fortes na minha personalidade, tenho uma inclinação para pensar no significado e no peso de cada palavra pois acredito que a palavra que pronunciamos não só mostra as imagens do nosso mundo interno como também cria o mundo externo que experiênciamos.

Depois de uma iniciação transformadora, fiz um aprofundamento em Comunicação Não-Violenta e foi tão mudança de vida e paradigma que passei a organizar grupos de estudo e prática baseado no livro homônimo. Esse detox do modelo mental dualizado de julgamento de uma vida inteira pede prática. É, empatia, compaixão, conexão, respeito, autoconhecimento emocional e autenticidade na comunicação precisam de tempo, espaço e prática. E eu posso te dizer com certeza, quando dou o espaço pedido, a vida se ilumina de dentro para fora e de fora para dentro, resultando em relações de ganha ganha.

Eu também sou pós graduada em Contação de Histórias e Musicalização Infantil e formada em um curso de Contoexpressão e foi uma delícia fazer essa especialização e esse curso porque aprofundaram meu olhar para esse âmbito mais simbólico da vida, para a importância de estimularmos nossa imaginação, do quanto as histórias constroem nossa subjetividade, além é claro de ter resultado na minha participação no livro best seller “Contos que Curam – Oficinas de Educação Emocional por meio de contos”. E antes disso, fiz um curso para ser Contadora de Histórias para meus filhos, e foi lá que descobri esse mundo mais antropósifico da contação de histórias, onde os contos são usados para nos desenvolvermos e menos para performance de apresentação. Foi como abrir minha cabeça para as possibilidades de entender e elaborar os acontecimentos da minha vida pela intuição e não só pela razão. Foi mágico!

Continue lendo a minha história

Me formei em Administração e apesar de ter passado em direito e gostar de embasamento e dialética, saber administrar foi fundamental nessa minha vida de curiosa.  Fui morar nos EUA onde aprendi um bocado sobre humildade, voltei para o Brasil, fui novamente para fora do país, dessa vez na Irlanda, e o que era para ser 1 mês, virou mais de 1 ano. Acabei seduzida pela simpatia e magia dessa ilha que é conhecida como ilha verde e acabei ficando bem mais tempo do que havia planejado. Foi um ano de muito mochilão pela Europa, trabalhos como garçonete e também como assistente administrativa na Bolsa de Valores. Quando voltei para o Brasil resolvi honrar a formação acadêmica e o trabalho em consultoria e importação foi a experiência da vez. Re-conheci meu companheiro de tudo, falo re-conheci porque nos conhecemos na pós graduação em Planejamento e Gerenciamento Estratégico mas eu não lembrava dele (porque ele era de outra turma!). Companheiro de vida, de relacionamento, de filhos, de perrengue, de alegrias, viagens, dívidas, sonhos, decepções, conquistas, lutas, aprendizados… eu poderia continuar que iria longe, mas me contento em dizer que ele é o meu amor companheiro.

Depois disso não deu mais para mim a vida corporativa de consultoria que eu exercia e percebi que a maternidade estava pedindo passagem. Virei cookie designer, fui trabalhar em casa e vender biscoitos decorados e brigadeiros na rua, e nessa alquimia do fogão eu fui preparando o ninho para receber os filhos, fui me preparando para dar lugar para o feminino receptivo que sabe que todas as coisas tem o seu tempo. Os filhos vieram, a confeitaria foi, os conflitos começaram.

Caramba! Porque ninguém avisa que a tal da maternidade traz lados seus à tona que o convívio social não traz?

E aí, essa outra parte da jornada por mim mesma começou valendo, todas as experiências anteriores se mostraram importantes e úteis nesse lugar sagrado de mãe, mas nem de longe foram suficientes. Cursamos uma formação em algo que revolucionou nossa percepção de vida e de mundo e a maneira como lidamos com a nossa saúde, a Reprogramação Biológica®. Com ela resolvemos nossos conflitos de saúde com informação.

É, eu sei, parece loucura resolver febre, cistite, alergia de pele, dor de ouvido, e por aí vai, com informação, mas é fato, estamos fazendo isso desde então e é reconfortante perceber que nossos filhos até hoje nunca precisaram recorrer à antibióticos ou ao médico. Claro, se precisar, é para lá que nós vamos, mas os anos estão passando e não estamos precisando, o que eu considero como um grande sucesso maternal – pois acredite, muita informação precisou ser elaborada – e estou super disposta a compartilhar isso com você.

Depois disso, esse lado curioso de mim mesma me levou para o Coaching Pessoal e eu tive que concordar com Albert Einstein, são as perguntas que movem o mundo.

E já que eu mencionei Einstein, preciso dizer que fui arrebatada de vez para os contos e histórias na frase em que ele diz que “A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo.” Eu fico emocionada!

Atualmente, embarcamos para viver uma nova aventura em família. Nos despedimos de nossas coisas no Brasil e viemos morar na Inglaterra. Uma jornada que não sabemos quando vai terminar e que, até então, vem nos proporcionando grandes aprendizados em família. Aqui, tenho a oportunidade de cultivar a semente plantada no curso de contador de histórias que fiz, além claro do privilégio de poder estudar em uma faculdade antropológica de Rudolf Steiner, o Emerson College, em cujo campus tem a International School of Storytelling em Sussex e beber “direto da fonte” todo esse movimento de um storytelling que é usado para desenvolvimento humano.

Hoje, a Contoterapia é esse caldeirão alquímico delícia de escuta empática da CNV, essas perguntas que mobilizam, essa auto consciência biológica, sistêmica e familiar da Reprogramação Biológica®, do storytelling antroposófico, tudo alinhavado pelos contos, metáforas e símbolos das Contações de Histórias.

E eu estou aqui para ofertar o que aprendi, aplico e dá certo.

Para quem tem necessidade de um histórico mais detalhado e técnico das minhas formações, abaixo é possível encontrar o caminho percorrido

Minhas obras

Livro Contos que Curam – Editora Literare Books – Ano 2019
Manual de Soluções de Conflito – Editora Literare Books – Ano 2019

A minha trajetória

• AIM – Abordagem Integrativa da Mente – Diogo Lara – 2020 – Brasil
• Re-Story your Immunity – Workshop – Nancy Mellon – 2020 – USA
• Wired for Story; How to become a Story Genius – Lisa Cron, My Creative Life – 2019 – Inglaterra
• Bring Your Stories to Life – The Art of Telling Personal True Life Stories – Emerson College com Roi Gal-Or (co-founder of the International School of Storytelling, based at Emerson College in England) – 2019 – Inglaterra
• The Deeper Magic: A Journey in Story, Sound and Symbol – Emerson College com Ashley Ramsden (the founding director of the School of Storytelling, based at Emerson College in England) – 2019 – Inglaterra
• At War with Life – NVC Workshop – com Claire O’Sullivan – 2019 – Inglaterra
• Transgeracionalidade – Estudo do material – Eleanor Luzes – 2018 – Brasil
• Curso em Introdução aos Contos de Fadas pela Psicologia Analítica por Jung na Prática – 2018 – Brasil
• Curso de Contoexpressão pela EPsiHum (Escuela Psicoexpresiva Humanista) do Instituto IASE Espanha) – 2018 – Brasil
• Curso de Técnicas para Narrativas e Documentários pela Radioficina – 2018 – Brasil
• Pós Graduação em Contação de História e Musicalização Infantil pela IBFPós – 2018 – Brasil
• Formação em Comunicação Não-Violenta Aprofundado em Nazaré Universidade da Luz – 2018 – Brasil
• Escrita Criativa e Afetuosa por Ana Holanda – 2017 – Brasil

Continue lendo meus cursos e formações

• Barras de Access Counsciousness com Patrícia Schwartz – 2017 – Brasil
• Formação em Comunicação Não-Violenta em Nazaré Universidade da Luz – 2017 – Brasil
• Personal and Self Coaching pelo IBC – 2016 – Brasil
• Curso Básico de Tarô Sistêmico por Marianne Schaffner – 2015 – Brasil
• Curso de Contador de Histórias pela Casa do Contador de Histórias de Curitiba – 2015 – Brasil
• Reprogramação Biológica® por Valente Cursos – 2015 – Brasil
• Pedagogia Sistêmica com Olinda Guedes – 2014 – Brasil
• Curso básico de Psych-K® por Marina Bernardi Treinamentos – Instrutora Beth Holstein – 2013 – Brasil
• Ciência do Início da Vida – Palestra e estudo do material com Eleanor Luzes – 2010 – Brasil
• Curso de Confeitaria pela Wilton – 2010 – Brasil
• Auditora Líder de Sistemas de Gestão de Qualidade pela EJRos – 2008 – Brasil
• Pós Graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela PUC – 2005 – Brasil
• Bacharel em Administração pela Unioeste – 2004 – Brasil
• Reiki Nível I por Vera – 2003 – Brasil

COLETÂNEA

Anna e suas contações

 

AGENDA DA ANNA

Oficinas, Workshop e Cursos

Oficinas

Setembro

Contos Curativos

Dias dos encontros com meus alunos das turmas da Oficina de Contos Curativos

Datas

05 – Oficina de Contos Curativos
12 – Oficina de Contos Curativos
26 – Oficina de Contos Curativos

Oficinas

Setembro

Contos Biográficos

Dias dos encontros com meus alunos das turmas da Oficina de Contos Biográficos

Datas

02 – Oficina de Contos Biográficos
05 – Oficina de Contos Biográficos
09 – Oficina de Contos Biográficos
12 – Oficina de Contos Biográficos
16 – Oficina de Contos Biográficos
23 – Oficina de Contos Biográficos
26 – Oficina de Contos Biográficos
30 – Oficina de Contos Biográficos

Oficinas
Outubro

Contos Biográficos

Dias dos encontros com meus alunos das turmas da Oficina de Conto Biográficos

Datas

03 – Oficina de Contos Biográficos
17 – Oficina de Contos Biográficos

Oficinas
Outubro

Contos Curativos

Dias dos encontros com meus alunos das turmas da Oficina de Conto Curativos

Datas

03 – Oficina de Contos Curativos
15 – Oficina de Contos Curativos
17 – Oficina de Contos Curativos
22 – Oficina de Contos Curativos
29 – Oficina de Contos Curativos